Palestrantes

  • MÁRCIO RODRIGO BRAZ

    Diretor da 2ª Diretoria de Fiscalização de Governança de TI da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União – TCU. É certificado em auditoria de sistemas (CISA) pela ISACA – associação internacional de profissionais da área de governança de TI e auditoria. No Capítulo Brasília da associação, exerce a função de diretor de CyberSecurity. Atua há mais de 15 anos na área de TI, com experiências nos setores público e privado, tendo também trabalhado como professor em cursos de graduação e pós-graduação. É um dos autores do Handbook on IT Audit, da Intosai, associação internacional de entidades supremas de fiscalização, onde também lidera projeto para elaboração de um guia governamental de avaliação de governança de TI.



  • DANIEL JEZINI

    Auditor Federal de Controle Externo (AUFC) e membro da equipe de Coordenação do Levantamento de Governança Corporativa TI do TCU. Foi Secretário de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti) do TCU até 2015. É Graduado em Ciência da Computação pela UFRJ (1999), com MBA. Auditor Federal de Controle Externo (AUFC) do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2001. Atualmente, compõe a equipe de Coordenação do Levantamento de Governança Corporativa do TCU. É co-autor do Referencial Básico de Governança do TCU. Possui certificações CISA, CGEIT e Auditor Líder NBR ISO/IEC 27001.



  • VALTER CORREIA DA SILVA

    Secretário Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo. Foi chefe da Assessoria Especial para Modernização da Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de novembro de 2012 a fevereiro de 2015. Exerceu também no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão o cargo de Secretário-Executivo Adjunto de fevereiro de 2011 a novembro de 2012 e o cargo de Secretário de Gestão de 2005 a 2007. Foi Secretário de Administração e Modernização Administrativa no Município de São Bernardo do Campo/SP de janeiro de 2009 a fevereiro de 2011, Diretor-Presidente da Empresa Gestora de Ativos – EMGEA de 2007 a 2008 e desempenhou a função de Secretário de Administração e Modernização Administrativa do Município de Guarulhos/SP de janeiro de 2001 a dezembro de 2004.



  • WALDECK DE ARAUJO JUNIOR

    Coordenador-Geral de Serviços de Tecnologia da Informação do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). É graduado em Engenharia Elétrica pela UFBa com mestrado em Informática pela PUC-RJ. Foi Secretário de TI do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Diretor de TI da Brasil Telecom e Diretor-Presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB).



  • MÁRCIO BELLISOMI

    Diretor-presidente da PRODAM – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo. É formado em Engenharia com mestrado em Gestão Pública pela FGV. Já atuou como diretor de TI da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e Secretário de Modernização Administrativa da Prefeitura Municipal de Santo André.



  • MARCELO PIMENTA

    Diretor de Infraestrutura e Tecnologia da Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de SP), foi também Diretor Técnico da IMA (Informática de Munícipio Associados em Campinas). Foi Superintendente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações); Diretor da Prodabel (Empresa de Informática e Informação de BH); Conselheiro e Vice Presidente do CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia); professor da PUC-MG. Participou ainda do Comitê Gestor da Internet, da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) entre outras. Possui formação em Engenharia Elétrica pela PUC-MG, Ciências da Computação pela UFMG, Relações Internacionais pela UnB e Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela Unicamp.